A Chapada dos Veadeiros em setembro é um espetáculo garantido todos os dias. É o período do ano em que o pôr do sol fica mais lindo por causa da seca, que está em seu auge nesse mês. Continue lendo esse post e confira nossas dicas para planejar sua viagem para a Chapada dos Veadeiros em setembro.
Por que viajar para a Chapada dos Veadeiros em setembro?
A viagem para a Chapada dos Veadeiros em qualquer mês do ano será sempre inesquecível. Mas é bom saber que a região tem basicamente duas épocas distintas: a seca e a chuvosa. O período de seca começa em maio e termina justamente no mês de setembro, por isso setembro pode ser considerado um mês de transição entre as estações.
A Chapada dos Veadeiros é um destino especial para quem busca um contato intenso com a natureza. Para quem tem um estilo mais aventureiro, a Chapada oferece muitas trilhas, cachoeiras e outras atividades mais radicais. Mas a Chapada dos Veadeiros também é um ótimo destino para quem quer apenas relaxar diante de um cenário encantador e fugir um pouco da correria e do estresse do dia a dia.
A Chapada dos Veadeiros é um verdadeiro paraíso cercado de cachoeiras, cânions e belezas naturais de tirar o fôlego.
Clima na Chapada dos Veadeiros em Setembro
O mês de setembro é ideal para quem curtir os passeios sem se preocupar em pegar chuva, pois o período de seca vai de maio a setembro. Também não há risco de tromba d’água nas cachoeiras.
Por outro lado, o ar fica mais seco e o calor mais intenso durante o dia. De noite a temperatura cai e, como quase não há nuvens, o céu fica repleto de estrelas.
Assim como em todas as épocas, existem passeios recomendados para essa época do ano. Por conta da seca, alguns poços acabam secando, tirando um pouco da diversão do passeio. Por outro lado, passeios que seriam inviáveis na chuva por conta do alto volume de água, ficam acessíveis nesse período.
Confira aqui a melhor época para conhecer a Chapada dos Veadeiros.
Onde fica a Chapada dos Veadeiros?
A Chapada dos Veadeiros fica no noroeste do estado de Goiás, porém o aeroporto mais próximo é o de Brasília, a 230km.
A região da Chapada dos Veadeiros é imensa e engloba 8 municípios do interior de Goiás. Mas a grande parte das atrações está localizada em três cidades: Alto Paraíso de Goiás, Vila de São Jorge e Cavalcante.
Essas cidades servem como base para os turistas que desejam explorar a região, sendo Alto Paraíso a cidade com a melhor infraestrutura para receber os visitantes.
A melhor maneira de chegar na Chapada dos Veadeiros, saindo do aeroporto de Brasília, é alugar um carro e pegar a estrada (BR-010). Há também a opção de ir de ônibus até Alto Paraíso, mas como não existe transporte público por lá e as atrações costumam ser longes uma das outras, o carro é a melhor opção.
Mas fique tranquilo porque a estrada é bem conservada e tem pouco trânsito de caminhões. O trajeto dura em média 4h.
O que fazer em Alto Paraíso de Goiás?
Alto Paraíso de Goiás é a cidade que mais atrai turistas pela maior oferta de pousadas, restaurantes e atrações. Confira alguma cachoeiras que estão nos arredores de Alto Paraíso:
– Almecegas I e II e Cachoeira São Bento: geralmente, quem visita as Cachoeiras Almecegas I e II já dá uma “esticadinha” até São Bento. Isso porque as três estão localizadas na Fazenda São Bento e podem ser facilmente visitadas em um dia.
Para chegar nessas cachoeiras, o melhor caminho é pela Aldeia Multiétnica, que fica pertinho do nosso Glamping. Após um período de reestruturação, a Aldeia Multiétnica reabriu para um turismo de experiências, com visitação às cachoeiras Almecegas I e Almecegas II, a um poço exclusivo do Rio Couros e a todo o espaço cultural. Há ainda 7 casas indígenas tradicionais construídas na Aldeia, vale muito a pena conhecer! Além disso, você pode almoçar na Aldeia, mediante reserva prévia.
– Vale da Lua: está entre as atrações mais famosas e visitadas da região. Os turistas se encantam com as formações rochosas que se parecem com a superfície da lua. Em setembro (período de seca) se torna um lugar delicioso para curtir as piscinas e corredeiras que se formam nesta época.
– Cachoeira dos Cristais: ideal para curtir a Chapada dos Veadeiros com crianças. A trilha é bem fácil e possui diversos poços e quedas d’água para banho. Não deixe de passar pelas saídas à direita, cada uma oferece uma nova surpresa. A principal atração é a Cachoeira Véu de Noiva com diversas quedas em um poço raso, ideal para quem não sabe nadar ou para quem tem medo de cachoeiras mais profundas e com fortes quedas d’água.
– Cachoeira Poço Encantado: É uma cachoeira bonita, com acesso muito facilitado por um caminho pavimentado. Recomendada para quem tem muita dificuldade de locomoção e para famílias com crianças pequenas. A queda de 38 metros por um paredão de pedra impressiona os visitantes. Além disso, à beira da cachoeira se forma uma prainha com areia que agrada toda a família. O local tem excelente infraestrutura com restaurantes, lanchonetes e banheiros.
– Cachoeira Macaquinhos: um pouco mais afastada de Alto Paraíso (33 km) é ideal para quem curte mais tranquilidade. A trilha tem nível médio de dificuldade, o que garante um número menor de visitantes. É um lindo passeio, pois é um passeio pouco divulgado e possui mais de 20 quedas d’água e poços de trilha margeando o Rio Macaquinhos! Você pode passar o dia todo se banhando em cada um dos pontos, uma delícia!
– Cachoeira do Cordovil e Poço das Esmeraldas: localizadas na Fazenda Volta da Serra a 27km de Alto Paraíso. Essas duas são as mais conhecidas, mas nas trilhas da Fazenda ainda tem a Cachoeira do Rodeador e a Cachoeira do Encontro. O poço das Esmeraldas, a depender da época, tem sua água literalmente verde esmeralda, coisa mais linda! As trilhas não possuem grandes dificuldades, com exceção da reta final para a Cachoeira do Cordovil, mas ainda assim vale a pena porque é a cachoeira mais linda! Sua queda tem uma altura de 44 metros formando um poço enorme de tons esverdeados.
Além das cachoeiras, vale muito a pena dar uma voltinha no Centrinho de Alto Paraíso e caminhar pela Av. Ary Valadão Filho. O cenário gastronômico de Alto Paraíso tem se desenvolvido cada vez mais e existem bistrôs muito charmosos que são parada obrigatória!
Um passeio pitoresco para o dia de chegada ou saída, ou aquele dia mais tranquilo, é a Feira do Produtor Rural. Lá você pode conhecer os ingredientes locais e as frutas típicas do Cerrado.
Onde se hospedar em Alto Paraíso?
Alto Paraíso conta com inúmeras pousadas para vários bolsos e estilos. Mas já pensou em se hospedar em um Glamping?
Esse conceito de hospedagem combina demais com as belezas da Chapada dos Veadeiros! O Glamping oferece uma verdadeira imersão na natureza, mas sem os “perrengues” de um acampamento tradicional.
Nossas acomodações contam com cama de casal, banheiro privativo, ar condicionado e uma decoração estilosa e aconchegante. Há também a opção com banheiro de infusão!