A importância do Cerrado brasileiro

O Cerrado brasileiro representa cerca de 22% do território nacional e além disso é o segundo maior bioma do país. Com ampla diversidade biológica, o ecossistema está localizado principalmente na região do Planalto Central. É também caracterizado como a savana tropical da América do Sul.

O Cerrado é uma floresta invertida

Cerrado brasileiro

Podemos definir o Cerrado como uma região de savana, floresta estacional e campo. Com características marcantes e e específicas por sua fauna e flora, que além de belíssimas e raras, têm importante função.

O Cerrado é considerado uma floresta invertida, pois as raízes são profundas, bem maiores que as copas. Essas raízes são responsáveis por coletar a água da chuva e guardá-la nos aquíferos (reservas subterrâneas).

Dessa forma esses aquíferos fornecem água para seis das oito grandes bacias hidrográficas brasileiras: Amazônica, Araguaia/Tocantins, Atlântico Norte/Nordeste, São Francisco, Atlântico Leste e Paraná/Paraguai, incluindo também as águas que escoam para o Pantanal.

Grande parte das águas de nascentes, rios e aquíferos do Cerrado estão relacionadas à produção agrícola e à produção energética do país através de hidrelétricas.

Cerrado brasileiro em extinção

O Cerrado brasileiro é hoje, a segunda região que mais sente as consequências da habitação humana, bem como a Mata Atlântica. Nos últimos 30 anos, com a expansão da fronteira agrícola, o Cerrado foi o bioma mais devastado no Brasil. Portanto animais e plantas estão ameaçados ou correm risco de extinção. A grande maioria das espécies estão desprotegidas, tanto pela lei, como pela desconsideração do ser humano. Estima-se que mais de 339 espécies de animais que habitam o Cerrado estejam nessa condição.

Essa destruição tem um alto preço: muitas nascentes e cursos d’água estão sendo assoreados, logo muitas bacias estão perdendo o potencial hídrico. Essa perda não afeta apenas a região do Planalto Central, e sim 88,6 milhões de brasileiros, assim como os países vizinhos que dependem dessas bacias.

Onde fica o Cerrado

O Cerrado abrange parte do nordeste do Paraguai e leste da Bolívia e grande parte da região Centro-Oeste do Brasil. Portanto o Cerrado brasileiro, encontra-se nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais, Piauí, Bahia, Maranhão, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal. Além disso possui ainda, encraves no Amapá, Amazonas e Roraima onde ficam localizadas as três nascentes das maiores bacias hidrográficas da América do Sul.

Qual a importância do Cerrado brasileiro

O Cerrado é essencial para manter o perfeito equilíbrio da natureza, além de garantir o abastecimento de água do nosso país, também é indispensável para a fauna e flora local que trazem vida e encanto à natureza, seja por meio de plantas ou animais. Portanto a importância de se preservar o Cerrado é literalmente uma questão de vida.

Como é o clima no Cerrado brasileiro

O clima no Cerrado é o tropical sazonal na maior parte do tempo. Portanto possui invernos secos e verões chuvosos. A temperatura geralmente é 25ºC em média durante o ano. Já na primavera os termômetros podem atingir até 40º C.

O período de seca vai de maio a outubro, e durante os meses de novembro a abril, predomina-se o período chuvoso, quando as temperaturas variam em torno de 22ºC. Ainda assim, o sol pode predominar por boa parte do dia.

Conheça lugares incríveis no Cerrado brasileiro

Foto do incrível fotógrafo Andre Dib

Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros é um dos paraísos do cerrado brasileiro localizado no estado de Goiás. Com centenas de cachoeiras de águas cristalinas, o lugar é perfeito para renovar as energias e se reconectar com a natureza. Sem dúvidas, o lugar ideal para fugir da rotina corrida do cotidiano. Além disso, o lugar é considerado mágico pelos mais místicos. Um oásis para os mais espiritualistas. Nada como aliviar o estresse com um banho de cachoeira e um descanso merecido. Não é mesmo? Portanto, não deixe de conhecer os melhores destinos na Chapada dos Veadeiros!

Jalapão

Localizado no estado do Tocantins, o Jalapão recebe turista dos mundo todo. Além disso o destino é conhecido pelos apaixonados pelo ecoturismo e turismo de aventura. O lugar possui dunas de areias surpreendentes e fervedouros incríveis, além de cachoeiras de tirar o fôlego.

Na Região do Jalapão estão localizadas as duas maiores unidades de conservação do Cerrado: a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins e o Parque Nacional Nascentes do Parnaíba, cada uma com mais de 700 mil hectares de extensão.

More Articles

Mais Artigos